Dicas para cuidar melhor do seu cão no calor
Saiba como ajudar seu amigo de quatro patas neste calor
18/10/2017 13:06
O verão ainda nem chegou, mas o calor já veio com tudo. Nós, seres humanos, já sofremos muito com isso. Agora imagine seu cãozinho, com aquele casaco de pelo 24h por dia. Além disso, os cães possuem um sistema de perda de calor bem mais ineficiente do que o nosso. Enquanto nós possuímos glândulas sudoríparas por todo o corpo, o que ajuda a regular melhor nossa temperatura corporal, os cães possuem apenas nas almofadas das patas. Por isso sua principal fonte de perda de calor é a evaporação, feita através do arquejamento (respiração ofegante com a língua de fora). Mas quando isso não é suficiente, eles também buscam perder calor através da condução, que é o contato com objetos mais frios. Por isso, quando está calor, você vê seu amigo de quatro patas deitado em lugares mais frescos. Confira então algumas dicas para ajudar seu cão nesse calor.
Água fresca
Isso nunca pode faltar. Deixe sempre uma tigela com água fresca para seu cãozinho. A evaporação constante da saliva, causada pelo arquejamento, pode levar à desidratação. Além disso, a água ajuda a regular a temperatura do seu amiguinho.
Sombra
Certifique-se de que seu cão tenha sempre um local ao abrigo do sol para ficar. Ficar muito tempo exposto ao sol pode causar insolação e queimaduras.
Ventiladores e Ar-condicionado
Sim! Não é só a gente que adora um ventilador ou ar-condicionado no calor. Seu cãozinho também pode usufruir dessas maravilhas tecnológicas. Se possível, permita que seu cão tenha acesso a estes ambientes.
Evite passeios e exercícios nas horas mais quentes
Parece óbvio, mas é bom deixar bem claro. Os passeios e exercícios devem ser feitos na parte da manhã ou no final da tarde, quando as temperaturas estão mais amenas. E lembre-se: se seu cão deitar e não quiser mais se mover, não force. Isso significa que ele está muito cansado e forçá-lo a andar pode ser fatal.
A tosa
Atente-se sempre às características do seu cão. Em geral, cães com pelos compridos podem ser tosados para se refrescarem, mas nunca raspe no zero. Isso pode causar queimaduras do sol.
Gostou das nossas dicas? Então compartilhe com seus amigos que possuem cães e ajude-os a se livrar do calor!