O mercado imobiliário vs novas tecnologias
23/12/2019 15:55
O mercado imobiliário vs novas tecnologias
Amigo leitor, talvez você esteja um pouco curioso para entender melhor o sentido deste título, mas logo iremos sanar sua curiosidade. Pois bem, o mercado imobiliário vs novas tecnologias, não é lá um título muito criativo, mas o intuito deste é ser verdadeiro com você leitor, pois este é o que de fato ocorre nas vidas de todos nós que estamos inseridos no mercado imobiliário. E antes de começarmos, recomendo a leitura do nosso último post: Coordenação de Vendas Imobiliárias em uma Sociedade 4.0. – onde explicamos o que é a era pós-digital.
Talvez você não seja tão informado sobre assuntos de tecnologia, mas é bem provável que em algum momento já tenha ouvido falar dos termos a seguir: IBM Watson, Computação Cognitiva, Machine Learning, Deep Learning, Cloud Computing. Caso ainda não os conheça, acesse os links e assista aos vídeos, as explicações são bem simples e detalhadas de cada tecnologia e suas utilizações. Assim, todos estes conjuntos de tecnologias são aplicadas em nosso cotidiano, e principalmente já são utilizadas no mercado imobiliário, principalmente nos departamentos de marketing, onde a Inteligência Artificial tem evoluído de forma exponencial para a captação de leads, interação com pessoas através de chat online, gestão do plantão de vendas e até na emissão de relatórios gerenciais.
Modelos verticalizados de sociedade e suas hierarquias foram substituídos por uma sociedade em rede, horizontal. Neste choque de gerações, o antigo corretor de imóveis com aquela pasta de mão e calculadora no bolso é quem mais tende a ser extinto, e se você corretor de imóveis que pensa dominar as redes sociais, saiba que através do Machine Learning (aprendizado da máquina) é possível automatizar o atendimento online e o deixar exclusivamente por meio de uma Inteligência Artificial, que responderá a todas as perguntas e interações de seus cliente, tudo personalizado de acordo com o perfil do empreendimento imobiliário em questão, podendo-se inclusive, o robô, responder ao seu cliente utilizando gírias, de postura mais cordial e ou até mesmo sendo afetivo na interação. Caso esteja pensando que este aprendizado é configurado para chats e meios escritos, o Google Assistente foi aperfeiçoado para que à seu pedido, realize uma reserva ao restaurante de sua preferência através de uma ligação telefônica, assista agora.
A era digital já ficou para trás, vivemos em um novo mundo, onde o online e offline se tornaram uma única coisa, nós não somos, estamos conectados. As fronteiras que antes permeavam nossa rotina, já não existem. Nunca a humanidade evoluiu de forma tão significativa como nos últimos cinquenta anos e essa mudança deve-se principalmente na velocidade de nosso aprendizado, o modelo tradicional de emissor/receptor das emissoras de televisão, rádio e mídias impressas deu lugar a experiências conectivas/interativas, onde escolhemos quais, onde e como consumimos novos conteúdos. A revolução de plataformas de streaming de vídeo/áudio, podcasts, redes sociais, blogs, sites – a plataforma não mais é relevante, hoje vivemos um momento em que em menos de uma década uma nova empresa pode surgir, dominar o mercado e desaparecer completamente, vamos citar algumas: Napster, BlackBerry.
Em um ambiente com mais de 2 bilhões de usuários conectados em uma única rede [a população mundial é de cerca de 7,6 bilhões – quase um terço da população concentrada em uma única rede], como nunca antes, agora segmentamos nossos anúncios de forma a atrair com maior efetividade novos consumidores, ao contrário das mídias tradicionais, a internet tem revolucionado a publicidade com uma ciência cada vez mais exata, foi o tempo quando anunciar era estimativas de público. Além disto, o ambiente virtual além de ser capaz de mensurar, torna o investimento em marketing mais personalizado e igualitário, onde o pequeno e o grande disputarão os mesmos espaços, sem privilégios, assim o custo da prospecção de novos clientes para o plantão de vendas decai e essa facilidade também deixa o cliente menos propenso para uma visita ao plantão de vendas. Esta fuga do cliente do plantão de vendas ocorre porque o corretor de imóveis, ansioso em fechar negócio, acaba enviando todos os materiais de vendas logo no primeiro contato, todos os diferenciais do empreendimento sem ao menos interagir com seu possível cliente. A dica é: mantenha o cliente curioso, motivado para conhecer mais. Antes de iniciar um atendimento de leads, é necessário se relacionar com o consumidor, procure entender o seu atual momento e quais suas reais necessidades, pois sonho e realidade não condizem, demonstre se importar e tenha uma atitude de um profissional sério e verdadeiro, compartilhe da realização dele com outros clientes, pois estas atitudes são essenciais para um corretor de imóveis de alto desempenho. As tecnologias e ferramentas irão passar, envelhecer e até deixar de existir, o que não envelhece é o desejo das pessoas em se relacionarem e o corretor de imóveis ou as empresas do futuro serão àquelas que possuírem alma tecnológica.
Atento ao mercado e suas evoluções, a Eggs Soluções Imobiliárias investe em soluções tecnológicas para pesquisar, entender e se relacionar com este novo consumidor. Todo este investimento é fundamental para que a Eggs esteja sempre à frente das mudanças do mercado e preparada para os novos formatos de comercialização de um imóvel, visando os efeitos macro na sociedade, seja ele em vigor de novas leis, novas tecnologias ou até mesmo novas estratégias de vendas, deste modo, buscando entender fatores que influenciam direta ou indiretamente a vida particular de cada consumidor e seus motivadores de compra, bem como todos os stakeholders que formam o ciclo do mercado imobiliário.