Capa

Tetos transparentes: vidro ou policarbonato?

Por Rossinho
18/01/2023 14:54

Quer deixar sua casa, varanda, área de lazer ou garagem ainda mais interessante? Uma boa alternativa é utilizar uma cobertura transparente, que pode ser de vidro ou policarbonato, ao invés de investir em uma cobertura comum. O teto transparente em áreas externas cria um efeito incrível! Imagine que legal, no sofá de sua sala de estar, observar uma noite estrelada bem acomodado ou ver o céu através do seu teto de vidro. Essa é apenas uma das vantagens desse tipo de cobertura! Confira abaixo as vantagens e desvantagens das coberturas de vidro e policarbonato e escolha a mais adequada com o seu projeto.

 

Teto de Vidro

Telhados de vidro são perfeitos para fechamento de ambientes, sacadas, coberturas, garagens, jardins de inverno ou áreas de piscinas. Os vidros mais usados nesse tipo de instalação, são os vidros laminados e os vidros temperados, por serem de maior resistência e durabilidade. Para isso, os vidros precisam ter no mínimo 5 + 5 mm. Os acabamentos desses telhados de vidro, na maioria das vezes, são feitos com peças em inox ou em esquadrias de alumínio proporcionando uma aparência mais leve e elegante para o ambiente. A instalação de um telhado de vidro normalmente possui um custo semelhante a de um telhado convencional, pois usa o mesmo tipo de estrutura e mão de obra.

 

Vantagens

  • Diminuição no consumo de energia, visto que a iluminação fornecida ao ambiente é a natural, vinda dos raios solares;
  • Variedade de cores e tipos de vidros que podem ser escolhidos, tornando assim, cada espaço único;
  • Melhor visibilidade consequente da transparência do vidro;
  • Ideia de ampliação do espaço. Isso acontece porque o vidro, e a sua amplitude na visualização, cria uma ilusão de que o ambiente é maior.

 

Desvantagens

  • Um dos principais problemas em coberturas de vidro é a falta de estanquidade à água causada pela aplicação mal feita dos selantes.
  • Apesar de bonitas, as coberturas feitas com vidro podem não ser a melhor opção dependendo de onde a residência se encontra. Por reterem mais calor, em climas quentes podem deixar o local muito mais aquecido do que se a cobertura fosse feita de outro material, por exemplo.

 

 

Teto de Policarbonato

Assim como o telhado de vidro, há o telhado de policarbonato, um plástico fabricado a partir de resinas derivadas do carbono, extremamente duro, que também faz um bom trabalho servindo como cobertura de ambientes externos, sendo resistente também aos raios ultravioleta. O material pode ser encontrado em chapas e telhas. Sendo três os tipos de chapas: as compactas, as alveolares e as refletivas (chapas compactas com tratamento anti-abrasivo e melhor eficiência térmica). Além disso, tem uma aparência atraente, disponível em formas claras e opacas. Esse tipo de teto é indicado para coberturas e fechamentos que exigem iluminação natural, pois seu nível de transparência chega a 90%.

 

Vantagens

  • As telhas são eficientes transmissores da luz natural e oferecem resistência a temperaturas altas e baixas;
  • Elas são 250 vezes mais resistentes que o vidro e de 30 a 40 vezes mais que o acrílico;
  • São 86% mais leves do que o vidro, consequentemente o peso necessário de uma estrutura que suporte a chapa de policarbonato é muito menor que a do vidro.
  • As chapas de policarbonato possuem um tratamento contra o ataque dos raios ultra-violeta, mantêm a transparência e a resistência ao impacto ao longo dos anos de exposição direta ao sol.
  • Os gastos com manutenção são muito menores uma vez que a manutenção é mínima.
  • Por sua transparência o policarbonato compacto é muito semelhante a um vidro temperado/laminado, porém com possibilidade de ser curvado a frio e com uma resistência a impacto muito superior (250 vezes mais que o vidro).

 

Desvantagens

  • O policarbonato é fácil de riscar. Para limpá-lo não pode ser usados produtos abrasivos à base de amoníaco, pois pode corroer o material, por isso o ideal é usar sabão neutro e água.
  • Para aumentar ainda mais sua proteção você também pode aplicar uma película antiabrasiva, assim preservará o material ainda mais.
  • O processo de fabricação de painéis de policarbonato não é muito amigo da natureza, pois requer temperaturas muito elevadas de processamento e também é muito caro. Além disso, requer fosgénio, que é conhecido pelos seus efeitos nocivos na saúde humana, e de cloro, que também é prejudicial para o ambiente.

 

Qual escollher?

Aqui não existe certo ou errado, o importante é na comparação ver qual combina mais com você e seu projeto. O policarbonato é relativamente mais barato, assim como a sua estrutura. O problema fica por conta do barulho que uma telha construída com esse material pode proporcionar. O vidro é bem mais resistente e tem durabilidade maior, caso seja laminado, fazendo com que não provoque tanto barulho em dias de chuva, por exemplo. Por consequência, isso também aumentará seu preço, mas, se comparado a sua qualidade, resistência, a vida útil que terá e ao fato de não gerar maiores incômodos, o preço acaba se diluindo em vantagens. O vidro pesa consideravelmente mais que o policarbonato, portanto é importante que a empresa contratada tenha experiência no serviço. Dentre essas coberturas, existem ainda as retráteis, que podem ser uma ótima opção para a cobertura de piscinas, por exemplo, permitindo que haja abertura da mesma durante o período de maior calor. Nos casos mais sofisticados, sua abertura pode ser acionada até por controle remoto.

 

Fonte: projetos.habitissimo.com.br

Site: imobiliariarossi.com.br

Mais Lidos
Mercado Imobiliário 27/04/2018
Conheça o Financiamento Terreno + Construção da Caixa !
Decoração e paisagismo 28/02/2020
Jardim pequeno: ideias para montar o seu
Casa 14/02/2020
Box de policarbonato ou vidro: qual é o melhor?
Casa 23/08/2017
Cozinha pequena: 6 dicas para otimizar o espaço disponível
Mercado Imobiliário 25/08/2017
Financiamento da casa própria: Passo a passo para você realizar seu sonho
Família 10/08/2017
Presentes Baratos para o Dia dos Pais
Mais Recentes
Artigos Relacionados